THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Histórico do Cururu e Siriri

Grupo de músicos  entoando o Cururu (Divulgação)

 
  O Cururu e o Siriri são duas manifestações culturais das regiões pantaneiras de Mato Grosso do Sul e Mato-Grosso, sendo este último detentor da maior quantidade de ativistas desta manifestação tradicional de cântico e dança.
  Hereditário, o Cururu e Siriri, ainda de predomiância familiar, é um misto de elementos africanos, europeus (Espanha e Portugal) e indígenas que ecoam a religiosidade e a brincadeira.
O Cururu, ainda formado marjoritariamente por homens , apresenta-se na forma de cantoria entoando desafio ou celebração de louvores ao Santo. Forma-se uma roda ao toque da viola de cocho - instrumento carro-chefe da manifestação cultural. Após o louvor ao Santo, são  homenageados o rei e a rainha que adentram ao círculo munidos de aguardente, oferecendo a todos que ali se encontram. O cururueiro que toma um trago de aguardente, imediatamente canta para outro que então tomará e em seguida entoará canto para um outro e assim por diante.
  Os cantos são versados de sentimentos sobre diversificados assuntos, não podendo faltar entre eles o amor, a zombaria e muitos outros que caracterizam o canto e a inspiração destes cururueiros que devotam a sua vida na manifestação.
Viola de cocho. Instrumento carro-chefe do Cururu e Siriri

A dança cururu é ritimada por passos fortes, circulares, pulos e batidas de mão que fazem a marcação juntamente com os instrumentos. A sincronia entre os elementos homem-objeto-dança manifestam-se fortemente durante a apresentação que é um espetáculo de sentimento e fidelidade.
  Cururu, é um nome provavelmente originado de deturpação da palavra "Cruz". Segundo alguns estudiosos do assunto, a repetição da última sílaba pelos indígenas foi o elo da formação da palavra "Cururu".
  Trazida pelos colonizadores, a dança teve a finalidade de catequização dos Indios sendo este o motivo histórico da apresentação da dança diante da Cruz e do Altar.
  As celebrações cururueiras são realizadas principalmente entre os meses de Junho a Agosto, período de festejos juninos e são organizados pela irmandade que antigamente realizavam as festas com as próprias mãos. Segundo relata os festeiros mais velhos, estes afirmam que se organizavam ao longo do ano, reservando tudo aquilo que era de necessidade para a realização do festejo. Atualmente, os cururueiros contam com a colaboração de autoridades e secretarias que incentivam o festival de "Cururu e Siriri"

Grupo de Siriri Melhor Idade,  Comunidade Vaginha Santo Antônio-MT

 
  Diferente do Cururu que predominantemente é uma roda de homens, o Siriri é uma dança de pares,- casais e um gênero musical que é guiado além da viola de cocho, o ganzá e o tamboril, conhecido também por mocho. Dançado principalmente por mulheres, em festas católicas, carnavais e em festivais durante o ano todo, o Siriri é uma dança marcada por compasso de estilo de canto responsorial, de textos e estrofes solo, curtos e leves que expressam menos conhecimento religioso que no Cururu.
Enquanto no Cururu se entoa a Santos, brincadeiras e zombarias, no Siriri, predomina-se o cântico temal de pássaros e outros animais, mulheres. A dança que é de roda, transforma-se também em dança de fila, sendo uma de homens e outra de mulheres.
O Siriri surgiu diferentemente do Cururu. De dança de terreiro, o Siriri é uma apresentação de "segundo plano", tendo menos importância que o Cururu, porém, a sua força nos festejos e festivais, vêm demonstrando que o Siriri é de grande valia, mesmo praticado em terreiros. Em sua essência, o Siriri era o momento exato para flertes entre rapazes e moças devido à severidade da educação nos meados de 1900.
  O uso de uniformes nas apresentações dos grupos, é uma mudança de comportamento,pois, em seu início, os festeiros usavam a sua melhor roupa para ir festar e atualmente com a frequência de exposições, o uso do uniforme possibilita não somente a identificação do grupo mas também harmonização entre a dança e a comunicação.
  Com a crescente exposição, o Siriri tem se portado também conciliador cultural nas escolas públicas, seus passos e cânticos são ensinados e assim novos grupos são formados.

5 comentários:

Anônimo disse...

aiq ruim

gustavo disse...

esta de parabens por valorizar nossa cultura matogrossense nota 10 cururu e sirirrrrrrrrrriiiiiiiii 2014 copa do pantanal kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

QUE MERDA!!!!!!!!!!!!!

PRICILA disse...

ACHEI ATE QUE LEGAL,ME AJUDOU A FAZER O TRABALHO DE ED.FISICA.

FALEU!!!!!

Anônimo disse...

Preciso de uma viola dessas pro meu filho, como faco ? Estou em sao paulo, vou pra Bonito semana q vem, sera possivel ?

lele_marquesss@hotmail.com

Grata,
Valeria