THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Encerramento Oficinas de Várzea-Grande, MT

Alunos da oficina com a equipe do Pontão Viola de Cocho na ASFLOVAG.

Equipe de fiscais do IPHAN no encerramento das oficinas na ASFLOVAG
O encerramento das oficinas de fabricação e musicalização em Viola de Cocho, ministradas por Alexandre Oliveira e Simão Gonçalo na ASFLOVAG (Associação Folclórica Varzeagrandensse) do dia 12/04/2010 a 28/05/2010 contou com a presença dos fiscais do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


Mirins que participaram das oficinas- Cultura para ser salvaguarda.

As oficinas fazem parte do calendário do projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Nacional- Viola de Cocho - projeto esse que é para proteger e divulgar a Viola de Cocho e suas manifestações culturais- o Cururu e o Siriri.
A convite do Pontão, a fiscal Márcia expressou a vitória desta luta e da parceria con o IPHAN para dar continuidade na divulgação e proteção do patrimônio Viola de Cocho. O IPHAN estará "grudado" realizando o trabalho de fiscalização das ações de salvaguarda da Viola de Cocho.
O aluno de fabricação Paulo César, estudante de música e representante daquele grupo de oficineiros agradeceu ao mestre Alexandre Oliveira pelo seu empenho e paciência na transmissão de seus conhecimentos, ressaltando a importância para a sociedade o quão trabalhoso e satisfatório fabricar uma Viola e manter viva a maior expressão cultura do Mato grosso.

Por último, a convidada de honra do Pontão Viola de Cocho, Dona Jacinta, coordenadora do grupo de dança de Siriri, Passo Miudinho, afirmou que as oficinas são responsáveis em crescer, desenvolver e valorizar a nossa cultura, principalmente o Cururu onde há maior concentração de pessoas maduras- Os mestres mais maduros vão desaparecendo e agora se tem a oportunidade de passar os ensinamentos para os "mais verdes" preservando a nossa cultura.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Oficineiros Apresentam-se na Praça Alencastro no centro de Cuiabá

Alunos da Oficinade Musicalização em Viola de Cocho fizeram uma apresentação na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá-MT. A apresentação contou com a presença dos mestres cururueiros e oficineiros Marcelino e Daniel do grupo Flor do Campo do Parque Ohara.




Alunos da primeira oficina de musicalização em Viola de Cocho da cidade de Cuiabá fizeram apresentação em praça pública da Cidade. Momento único que será guardado na memória daqueles que fizeram o ato. A idéia surgiu para que as pessoas vejam a Viola de Cocho como um objeto de valor cultural de um povo e que ela seja motivo de orgulho.


Sob forte sol os alunos fizeram uma breve apresentação em praça pública com os seus mestres cururueiros SR. Marcelono e Daniel

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cartilha Pontão de Cultura Viola de Cocho


O Pontão de Cultura Viola de Cocho está preparando um material. Uma cartilha que será entregue à interessados no reflorestamento e preservação tanto das árvores que originam a Viola de Cocho, quanto à cultura regional e patrimônio imaterial. Informações sobre as madeiras, procedimento de extravio e reflorestamento assim como o processo de fabricação das Violas de Cocho, serão ali delineadas para informar, preservar e difundir a cultura matogrossense.


terça-feira, 18 de maio de 2010

Oficina de Fabricação em N. S Livramento



Hoje pela manhã a Equipe do "Pontão de Cultura Viola de Cocho" esteve em N.S Livramento-MT para acompanhar e assessorar na oficina de fabricação. Ministrada pelo mestre João Batista, os alunos tiveram o seu primeiro contato com a fabricação.



Pontão de Cultura Viola de Cocho

Pontão Móvel: Equipe viajará por 16 municípios do Vale de Cuiabá para divulgar a Viola de Cocho


Desde a sua inauguração em 11 de Março de 2010, o Pontão de Cultura Viola de Cocho vem realizando ações para a popularização da cultura matogrossense. Iniciando mesmo dentro do movimento cultural, a primeira etapa da salvaguarda da Viola de Cocho é informar, divulgar e valorizar os mestres de Cururu, os grupos de Siriri e demais envolvidos nessa tradição secular que cada vez mais, vem seduzindo pessoas de outras capitais e de outros países.



Recentemente, o instrumento Viola de Cocho foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial Nacional, ou seja, agora é algo do Brasil e não apenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul onde há também cururueiros- tocadores da Viola - que sobrevivem das vendas desse patrimônio imaterial. A Viola de Cocho é do Brasil e nada mais justo todos saberem a importância da história e dos benefícios cultural, social, econômico que ela como instrumento de trabalho poderá benificiar a comunidade que vive de seu sustento.
Param aiores informações: 65 . 3613-0222 ou pelo email violadecocho@cultura.mt.gov.br

Mais um Ponto de Cultura é inaugurado em Mato Grosso

Por SEC-MT

O Ponto de Cultura Ninho do Sol de Campo Novo do Parecis será inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (19.05), às 19h na sede do ponto, situada à Rua Severino Euflasino de Lima, 1206 NE, Bairro Nossa Senhora Aparecida. Funcionando desde 15 de março de 2010 o Ponto de Cultura Ninho do Sol atende crianças a partir dos quatro anos, adolescentes, jovens e idosos em oficinas de teatro, balé, dança sênior, danças do ventre, capoeira, teclado, violão e artesanato, totalizando mais de 400 aprendizes. Estas oficinas são oferecidas na sede do Ninho do Sol, na APAE, na Unidade Prisional, no IFMT – Campus Parecis e no Distrito de Marechal Rondon. O Ponto de Cultura Ninho do Sol de Campo Novo do Parecis é um projeto do Grupo de Teatro Ogan e Instituto Parecis Cultural – IPC, patrocinado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, através do Governo do Estado de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Cultura, pelo Convênio Nº054/2009, tem como diretrizes preservar o patrimônio histórico e cultural, oferecer oficinas multimídia, de arte e artesanato, criar a Biblioteca Comunitária Ninho do Sol e promover eventos culturais.

Audiência com o Governador Silval Barbosa

Mestres, coordenadores, dançarinos em prol da cultura popular
No dia 04/05/2010, representantes da Cultura Regional- Cururu e Siriri, estiveram reunidos no Palácio do Governador para solicitar as reivindicações descritas no documento anexado à este relatório.
Primeira vez de forma oficial que o governador recebe uma comitiva formada por mais de 60 pessoas, dentre elas: mestres, dançarinos, cantores, tocadores, ativistas culturais, coordenadores e presidentes de Associações de grupos de Cururu e Siriri, tendo em frente Dona Domingas Leonor da Silva, presidente da Federação que dissertou à frente em nome de todos os interessados no manifesto.
Estiveram presentes também: diretoria da AGECOPA- Yuri Bastos, Roberto França além do Secretário de Estado de Cultura de Mato-Grosso, Oscemário Daltro e convidados do Governador- Carlos Brito e Daltinho.
Os mestres, produtores, gestores da Cultura Popular foram pedir ao Governador Silval Barbosa, uma maior atenção às manifestações culturais. A classe foi em busca de melhorias para melhor desenvolver o trabalho de manter a cultura mato-grossense viva.
O governador frisou que há decisões para se investir no Cururu e Siriri, projeto este incluso no AGECOPA que reformará a arena do Parque de Exposições para atender à demanda de todos os grupos, não apenas de Cuiabá, mas de todo o Estado.
O governador afirmou ainda que, está no plano de adequação do espaço para a realização do Festival de Cururu e Siriri nos dias 26 a 29 de Agosto deste mesmo ano e naquele local fundar-se-á a Sede da Federação de Cururu e Siriri.
O projeto apresentado de antemão aos representantes e defensores da classe teve resposta positiva assim que mostrado a maquete do espaço. Seria este espaço, um legado para a cidade e para o Estado de Mato-Grosso, sendo de grande valia no aspecto cultural sabendo-se que isto deveria ter sido alcançado há muito tempo. O espaço destinado para apresentações de movimentos culturais- carro chefe o Cururu e Siriri e também outros manifestos como o carnaval, o rasqueado. O desenvolvedor do projeto arquitetônico, Sr. Ademar, trabalhou no projeto de forma que ficasse reconhecido o mérito a todos que fazem da cultura popular um instrumento de desenvolvimento da sociedade, da economia e do turismo.
Entre outros projetos, foi apresentada também a construção do maior aquário de água doce do mundo. Com capacidade de 3 milhões de litros, será uma área de atração turismóloga como também de pesquisa para a preservação das espécies de peixes do Pantanal. Um planetário e um teatro novo para a cidade, também estão pautados já que estes espaços, beneficiarão a cidade após a copa de 2014.

Direita para esquerda: Francisco Vuolo, Dona Domingas, Silval Barbora e Oscemário Daltro

Vuolo, D. Domingas e secretário adjunto, Justino Astrevo

Abertura das Oficinas de Fabricação e Musicalização em N. S. do Livramento

No dia 11 de Maio , "Pontão Móvel" foi até a cidade de Nossa Senhora do Livramento-MT, realizar a abertura das oficinas de fabricação e musicalização. Mais uma ação de vanguarda da Viola de Cocho para a sua preservação e continuidade daquilo que é regional e valioso.

No dia 12 de Maio de 2010, aconteceu no Centro Folclórico Varzeagrandense a abertura da Oficina de Fabricação de Viola de Cocho que serão ministradas pelo mestre Alexandre Oliveira. A inauguração contou com a presença do Secretário de Cultuera de Estado, Oscemário Daltro que conferiu naquele dia, as ações realizadas pelo "Pontão de Cultura Viola de Cocho" em promover o Patrimônio Imaterial do Estado: a Viola de Cocho
Professor Alexandre em demonstração da fabricação
Secretário Oscemário Daltro e ativistas da ação cultural
Cururueiros e suas violas
Detalhe da decoração

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Edital Cultura Mais

Foi apresentado à sociedade cuiabana, no dia 26 de Abril de 2010, no Palácio das Instruções, o Edital Microprojetos Cultura Mais.

Com alguns minutos de atraso, o seminário iniciou-se com a apresentação de dança artística regional- Cururu e Siriri do Grupo de Alunos da Apae a convite do Pontão de Cultura Viola de cocho. Logo após foi dada à palavra ao Secretario de Cultura do Estado de Mato Grosso, Oscemario Daltro que rapidamente abordou a importância da ciência sobre como adquirir recursos para o melhoramento do convívio social econômico e cultural.

“Cultura Mais” é um projeto de premiação para os melhores projetos sociais realizados para beneficiamento de jovens de 17 a 29 anos- Idade esta definida de acordo com o Ministério do Trabalho que afirma que é a idade onde o jovem adquire a independência financeira. A Edição apresentada à Mato Grosso que participará juntamente com os Estados do Norte e Centro Oeste- Amazônia Legal beneficiará mais de 720 projetos que serão agraciados com a premiação mínima de 01 salário mínimo e no máximo 30 salários mínimos, portanto, o premio varia de R$ 510,00 a R$ 17.850,00 que será efetuado em uma única parcela.
Assim que recebida a premiação, o detentor da mesma deverá utilizar-se da verba em um prazo máximo de 06 (seis) meses efetivando o projeto apresentado.

Para participar é necessário que a pessoa seja maior de 18 anos sem nenhum vínculo com a Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal. Pode participar ONG´S que desenvolvam projetos sócio-culturais nas áreas de artesanato, musica, dança, literatura, moda, culturas populares, indígenas, regionais entre outras movimentações artísticas-culturais que desempenham papel em prol do desenvolvimento da comunidade investida.

O “Cultura Mais” tem como objetivos fomentar a cultura regional, incentivando a realização de movimentos culturais/sociais aumentando também o dinamismo econômico juntamente com a articulação de instituições para a mobilização de artistas, grupos culturais e outras organizações culturais a serem incentivados a injetar seus projetos no cotidiano da comunidade que lhe faz parte.


A palestrante ressaltou, ainda, que, para participar, o interessado deverá se inscrever uma única vez e deverá utilizar-se dos Correios registrando com aviso de recebimento.
Alguns sites que divulgam o Edital Microprojeto Cultura Mais estão disponibilizando o formulário que deverá ser anexados no envelope. Tal formulário deverá ser devidamente preenchido. Serão aceitos também, projetos gravados em CD juntados com os documentos e anexos que darão a validade do projeto.