THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

sábado, 12 de junho de 2010

Abertura das Oficinas em Cáceres 08 de Junho de 2010

Aos dias oito de Junho de Dois Mil e Dez, a Equipe do Pontão de Cultura Viola de Cocho, naquela cidade representando a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, realizou a abertura das oficinas de fabricação e musicalidade em Viola de Cocho.
Fruto do convênio nº 702690/2008 “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho“, com o Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT), Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Cultura e Prefeituras Municipais, o projeto “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho”, vem sendo divulgado objetivando a fomentação da economia, cultura e desenvolvimento humano aplicando atividades que agregam valores à sociedade.
A abertura das oficinas na cidade de Cáceres-MT,teve inicio às 18:00 horas na Cematur com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Sr. Sandro Miguel, cururueiros e convidados que prestigiaram o momento em que a a Coordenadora Técnica do Pontão Viola de Cocho, em nome do Secretário de Estado de CULTURA, Sr. Oscemário Daltro e agradecida pela atitude de olhar, zelar e preservar a cultura.
O Secretário Municipal de Cultura de Cáceres, Sandro Miguel agradeceu a presença de todos e disse que aquele era o momento de fazer com que a cultura seja uma atração forte para a cidade. Destacou também a importância da parceria para a valorização daqueles que fazem a cultura.
O mestre oficineiro que ministrará as aulas fez questão de convidar e confirmar a presença da equipe do Pontão no sítio, localizado na comunidade do Taquaral, a conhecerem a área de onde será retirada a Ximbuva- árvore que será a matéria-prima para a confecção das violas.
Neste município, a equipe do Pontão pôde conhecer Dona Emília Ferreira Mendes. Aos 87 anos de idade, de fala calma e de bom entendimento, relatou que quando moça e menos debilitada era dançarina de Siriri. Aos 15 anos, em época de festas, geralmente com duração de três dias as festas, as pessoas ainda eram fiéias as tradições das festas, e mesmo assim, festando, Dona Em cuidava dos afazeres domésticos.Seu Ismael Ferreira Mendes- falecido e ex cantador, sempre acompanhava a sua mulher desde ainda quando moravam em Cachoeirinha- Barra do Bugres até depois que se casaram e foram viver em Taquaral. Cachoeirinha era formada, por sua maioria, pela família tradicional Ferreira Mendes- desbravadores do Siriri e Cururu em Cáceres. Dona Emília e seu Ismael foram grandes influenciadores da cultura naquela região. Ainda hoje, Dona Emília sente-se orgulhosa por fazer parte da cultura mato-grossense mesmo que a sua valorização seja ainda pequena





0 comentários: