THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Com muita fé e alegria aconteceu a abertura do Festival

Flor do Jardim

Esperança

Bico de Prata


Ontém as 2o horas um local que dava lugar a shows nacionais, cedeu espaço para a realização do maior evento de expressão artístico cultura de Mato Grosso. Na arena da ACRIMAT foi montada a ARENA SIRIRI CURURU que foi palco de apresentação de 9 grupos sendo um dele, uma roda (função) de Cururu. Homens que tocam, celebram, como o tema, fé e alegria, expressam em toadas nas violas e nos ganzás, a expressão de toda a sentimentalidade regional desta movimento cultural geniunamente matogrossense.
Foram 8 apresentações, cada uma em sua particularidade de ritmo, expressão, cores e devoções religiosas. Grupos especiais como o do ALUNOS DA APAE que aprendem e dançam o Siriri como atividade artística e física dançaram e louvaram o seu santo de devoção sem nenhuma vergonha e com toda vontade de mostrar aos presentes que ser especial não é nenhuma bareira para as aprendizagens.
Logo em seguida o grupo da 3ª idade de Cáceres, denominado GUATÓ apresentou-se vestidos de algodão cru além de entrarem com elementos da natureza cacerence, o índio e a onça.
A diversidade dos grupos foi uma surpresa para todos. Vindos lá de São Pedro de Joselância/Barão de Melgaço, o grupo CUPADRE MANÉ DA ROÇA "surpreseou" as mais de 04 mil pesoas presentes na cerimônia de abertura quando adentrou ao palco com lindos e gigantescos Bonecões dançando o Siriri.
CUIABANINHOS DIGORESTE, FLOR DO JARDIM, BICO DE PRATA, FLOR DE LARANJEIRA e ESPERANÇA grupos infanto-juvenis que com todo pique, toda energia contagiou o público com muita alegria que pareciam que estavam ali para se divertir. Não havia expresso entre as suas faces, nervosismo, anciosidade entre os grupos o que tornava cada apresentação mais sutil e prazerosa de se ver.

Serão 4 dias que15 municípios de Mato Grosso se encontram para celebrar o que melhor fazem: a Cultura regional que é um bem imaterial e desenvolve, fortalece, revigora as pessoas e a sociedade.
Bonecos Cumpadre Mané da Roça de São pedro de Joselândia-MT
Flor de Laranjeira
Cuiabaninhos Digoreste

Grupo Guató

Alunos da APAE

Dona Domingas Leonor da Silva, presidenta da Federação Matogrossense de Cururu e Siriri

O dia de ontem (23/Set) foi o dia da maior provação para a FEDERAÇÃO que com toda alacridade pode degustar o prazer de realizar um evento tão exaltado, grandioso que é o Festival Cururu Siriri

Cascata de luz na cerimônia de Abertura


Roda de Cururueiros dos municípios de Nossa Sraª do Livramento, Cáceres e Várzea Grande

0 comentários: