THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“Fé e Alegria” marcam o lançamento do 9º Festival de Cururu e Siriri


Ariane Laura
Assessoria

“Fé e alegria vai no coração. Viva Mato Grosso, a nossa tradição”. Em ritmo de festa, a apresentação e o coro formado por representantes de vários grupos da cultura popular mato-grossense abrilhantaram a abertura do 9º Festival de Cururu e Siriri, que aconteceu na noite da quarta-feira (1º.09), no Cine Teatro Cuiabá.

Presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri há quatro anos consecutivos, Domingas da Silva, ressaltou a importância do evento. “Este momento é maravilhoso, quero agradecer de coração como presidente da Federação. Este é o primeiro ano que a Federação coloca a mão na massa mesmo, que está organizando o Festival”, destacou sem esquecer de agradecer as instituições que estão apoiando o evento.

Participaram também da cerimônia de abertura o secretário municipal de Cultura, Sergio Cintra, o secretário estadual de Cultura, Oscemário Daltro, o vereador Francisco Vuolo, a esposa do governador Silval Barbosa, Rosely Barbosa, o representante da empresa Oi, Guilherme Alves e o pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Carvalho.

Conforme o secretário municipal de Cultura, Sergio Cintra, esse é o maior evento da Cultura Popular do Estado. “Nós temos uma cultura muito rica e é muito bem simbolizada por este Festival”. De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, a SEC recebeu orientação do Governo para estimular as ações que visam à valorização da cultural regional. “Entendemos que a cultura contribui para a construção da identidade de um povo”, disse.

Com sorriso estampado no rosto, o colorido das roupas e muita emoção, representantes de 25 grupos de todo o Estado apresentaram uma coreografia que contagiou o público presente. Outro momento emocionante durante a cerimônia de abertura do Festival, foi a participação do mestre cururueiro Chico Sales, do grupo Viola-de-Cocho, que apresentou o hino nacional tocado na tradicional viola-de-cocho, arrancando aplausos da platéia.

0 comentários: