THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ponto de Cultura Arte que Transforma APRESENTA:


Ponto de Cultura Arte que Transforma APRESENTA:


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Inauguração da Sala do Artista Popular na UFMT


Ontem (30/01) foi inaugurada a Sala do Artista Popular no museu de Cultura Popular na UFMT. Reuniu-se no espaço, fazedores da cultura popular do segmento de redes, cerâmicas e Viola de Cocho. Antes da abertura, o grupo Coração Franciscano apresentou o Siriri e as autoridades da UFMT e o Secretário de Estado de Cultura de Mato Gosso, Oscemário Daltro que dedicou sua fala a parabenizar pela atitude e preocupação para com a cultura do Estado de Mato Grosso.

A exposição conta com 13 violas confeccionadas em municipios do Vale do Rio Cuiábá podendo-se destacar: Cuiabá, Nobres, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Diamantino, Chapada dos Guimarães. Além da Viola de Cocho, as redes cuiabanas de Campo Limpo e a cerâmica de São Gonçalo Beira Rio, estarão na galeria até o dia 30 de Outubro de 2010.





segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Grupo de SiririNhana Santa homenageia o Pontão no 9º Festival Cururu Siriri

O Grupo infantil de Siriri Nhana Santa de Várzea Grande homenageou no dia 24 de Setembro o Pontão de Cultura Viola de Cocho no evento 9º Festival Cururu Siriri de Mato Grosso.
As coordenadoras do grupo, Edenil e Michele decidiram homenagear ao projeto que está ajudando na salvaguarda e na valorização da cultura regional, principalmente do Cururu e do Siriri.
A homenagem serviu de divulgação do projeto para mais de 10 mil pessoas que assistiam ao espetáculo na ACRIMAT.
O grupo trazim em seu andor, a réplica de duas Violas de Cocho. Outro elemento representativo do projeto era uma tora de madeira, representando uma ximbuva - árvore que origina a viola - com uma pequena viola de cocho confeccionada ao topo.

Grupo Quilombola de Mata Cavalo no 9º Festival Cururu Siriri de Mato Grosso

A Primeira dama de Cuiabá, Roseli Barbosa, acompanhada por Francisco Vuolo (direita) e o Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso Oscemário Daltro (esquerda) visitam o camarim dos Quilombolas de Mata Cavalo


Único grupo do Estado de Mato Grosso originado em Quilombo, na localidade de Nossa Senhora do Livramento, o grupo Quilombola de Mata Cavalo apresentou-se ontem (domingo, 26) no último dia do 9º Festival Cururu Siriri de Mato Grosso que aconteceu no parque de Exposição Jonas Pinheiro na ACRIMAT.
A apresentação durou cerca de 20 minutos, tempo suficiente para tirar aplausos dos mais de 10 mil pessoas presentes no evento
O grupo Quilombola de Mata Cavalo surgiu em 2004 e os mais de 30 participantes ensaiam no próprio quilombo localizado a 20 km de Nossa Senhora do Livramento na zona rural do município
Devotos de São Benedito, trouxeram consigo, uma réplica de 1,80 metros do Santo com participação de representantes do Congo de Mata Cavalo.




De raiz, o grupo se mantém fixa à tradição primária, motivo este que faz do grupo ser um dos mais adorados pelos próprios grupos de Cururu e Siriri quanto do público. A simplicidade das roupas, de ritmo acelerado, o Quilombola de Mata Cavalo tem como característica diferencial a historacidade e a importância do seu nome em momento histórico de Mato Grosso.
Quilombo de Mata Cavalo surgiu no ano de 1893 e até hoje mantém-se substancial às necessidades da terra. Local de refúgio de negros escravos, hoje o Quilombo de Mata Cavalo representa a força e a coragem dos negros mato-grossenses.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Com muita fé e alegria aconteceu a abertura do Festival

Flor do Jardim

Esperança

Bico de Prata


Ontém as 2o horas um local que dava lugar a shows nacionais, cedeu espaço para a realização do maior evento de expressão artístico cultura de Mato Grosso. Na arena da ACRIMAT foi montada a ARENA SIRIRI CURURU que foi palco de apresentação de 9 grupos sendo um dele, uma roda (função) de Cururu. Homens que tocam, celebram, como o tema, fé e alegria, expressam em toadas nas violas e nos ganzás, a expressão de toda a sentimentalidade regional desta movimento cultural geniunamente matogrossense.
Foram 8 apresentações, cada uma em sua particularidade de ritmo, expressão, cores e devoções religiosas. Grupos especiais como o do ALUNOS DA APAE que aprendem e dançam o Siriri como atividade artística e física dançaram e louvaram o seu santo de devoção sem nenhuma vergonha e com toda vontade de mostrar aos presentes que ser especial não é nenhuma bareira para as aprendizagens.
Logo em seguida o grupo da 3ª idade de Cáceres, denominado GUATÓ apresentou-se vestidos de algodão cru além de entrarem com elementos da natureza cacerence, o índio e a onça.
A diversidade dos grupos foi uma surpresa para todos. Vindos lá de São Pedro de Joselância/Barão de Melgaço, o grupo CUPADRE MANÉ DA ROÇA "surpreseou" as mais de 04 mil pesoas presentes na cerimônia de abertura quando adentrou ao palco com lindos e gigantescos Bonecões dançando o Siriri.
CUIABANINHOS DIGORESTE, FLOR DO JARDIM, BICO DE PRATA, FLOR DE LARANJEIRA e ESPERANÇA grupos infanto-juvenis que com todo pique, toda energia contagiou o público com muita alegria que pareciam que estavam ali para se divertir. Não havia expresso entre as suas faces, nervosismo, anciosidade entre os grupos o que tornava cada apresentação mais sutil e prazerosa de se ver.

Serão 4 dias que15 municípios de Mato Grosso se encontram para celebrar o que melhor fazem: a Cultura regional que é um bem imaterial e desenvolve, fortalece, revigora as pessoas e a sociedade.
Bonecos Cumpadre Mané da Roça de São pedro de Joselândia-MT
Flor de Laranjeira
Cuiabaninhos Digoreste

Grupo Guató

Alunos da APAE

Dona Domingas Leonor da Silva, presidenta da Federação Matogrossense de Cururu e Siriri

O dia de ontem (23/Set) foi o dia da maior provação para a FEDERAÇÃO que com toda alacridade pode degustar o prazer de realizar um evento tão exaltado, grandioso que é o Festival Cururu Siriri

Cascata de luz na cerimônia de Abertura


Roda de Cururueiros dos municípios de Nossa Sraª do Livramento, Cáceres e Várzea Grande

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CURURU, SIRIRI E ALÉM DANÇA

Grupo Quilombola da Comunidade Mata Cavalo de Nossa Sraª do Livramento-MT


Para quem nunca presenciou esta manifestação artística que neste ano apresentará o tema FÉ E ALEGRIA, será uma ótima oportunidade de conhecer, vivenciar e promover o manifesto artístico popular de Mato Grosso. Outro fato relevante é que a promoção e realização são da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, fato este primário dentre outros festivais já realizados no Estado de Mato Grosso.

Quando se soube que a ARENA CURURU SIRIRI seria montada no parque da ACRIMAT, sentimos que esta já seria uma mudança de um evento e dentro dele, a mudança de toda uma estratégia que, caso fosse corriqueiro como de todos os anos, aconteceria no Museu do Porto. Não estou aqui desqualificando o local, mas sim alertando para que os eventos culturais devam ter o mesmo olhar, o mesmo carinho que qualquer outro evento de porte nacional e por que não internacional?

A divulgação da cultura mato-grossense é clara, lógica. Percebe-se a vontade de propagar a beleza e o suor que a salvaguarda da cultura popular sofre. São passos lentos, mas que com segurança, apoio e parcerias, estão sendo bem pisados. É de extremo valor as parcerias realizadas para a efetivação deste evento que requer toda e qualquer importância e interesse de órgãos públicos, privados e sociedade.

Além da dança, o Festival ainda integra outros manifestos da cultura de Mato Grosso utilizando-se do sabor gastronômico e do próprio artesanato que são a cara do Estado. Não é difícil e tampouco surreal reconhecer uma cerâmica do São Gonçalo assim como qualquer outra cerâmica. Por ser da nossa terra, temos o respeito e a audácia em reconhecer o que é nosso. Audácia sim, pois quanta gente se envergonha da própria cultura?

Cuiabanos, dia 23 é a grande oportunidade de conhecer o trabalho, a dedicação, a criatividade e a devoção religiosa que mais de 30 grupos apresentarão em uma arena estruturada para que sejam não somente o centro das atenções, mas um exemplo vivo, registrado de um povo que dá o sangue, a vida para salvaguardar um bem imaterial. A nossa Cultura.





Lívia Mendonça, Marqueteira e adoradora da cultura popular.

Pontão de Cultura Viola de Cocho.

65. 9976-7868.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO 9 FESTIVAL CURURU SIRIRI

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FALTAM 05 DIAS PARA O MAIOR MANIFESTO DA CULTURA POPULAR DE MATO GROSSO.

Este ano o Festival será entre os dias 23 a 26 de Setembro de 2010 na arena Cururu Siriri que será instalada no parque de exposição da Acrimat. Local novidade para o evento, pela primeira vez será realizado no espaço que futuramente será o ESPAÇO SIRIRAO- Designo da arena Jonas Pinheiro que será reformado para receber grupos de manifestação artística em um só local.

Durante os quatro dias de festival, aproximadamente 40 grupos farão suas apresentações com fé e alegria, tema escolhido pela Federação Matogrossense para o Festival desse ano.

Os homenageados serão dois cururueiros que foram importante e revolucionaram a cultura popular matogrossense. Seo Manoel Severino e Isaac da Silva já falecidos são ícones da cultura popular no que se diz a respeito do Cururu e do Siriri.

São diversas as novidades para este festival e para conferir tem que estar presente deste tão belo trabalho que a Federação realiza pela primeira vez com apoio do governo e do municipio e das empresas O Boticário, Oi, Oi Futuro e Unirondon com apoio do Pontão de Cultura Viola de Cocho.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

9º Festival Cururu Siriri de Mato Grosso


Sucesso de público, sabores e atrações, há 09 anos o Festival Cururu Siriri é o maior evento de expressão cultural de Mato Grosso.
A 9ª Edição do Festival Cururu Siriri acontecerá entre os dias 23 a 26 de Setembro de 2010 na arena do Parque de Exposições de Cuiabá (ACRIMAT) sempre a partir das 18 horas. Pela primeira vez acontecendo no local, esta experiência é fruto dos esforços da Federação Mato-grossense de Cururu Siriri que pela primeira vez é a grande realizadora do festival.
Durante quatro dias, 27 grupos de Cururu Siriri dos municípios do Vale do Rio Cuiabá farão suas homenagens e apresentações com muita fé e alegria, tema escolhido pela Federação para o festival deste ano. Com participações especiais de grupos infantis, de Cururu, grupos da 3ª Idade e da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Nossa Senhora do Livramento, o 9º Festival Cururu Siriri estima que 20 mil pessoas/dia passarão pela arena para não apenas assistir mas participar do maior festival do Estado de Mato Grosso.
Além do festival, o público poderá apreciar as feiras de gastronomia e artesanato mato-grossense. A culinária regional é bastante apreciada assim como o artesanato, marca expressiva dos povos ribeirinhos e artesãos de nosso Estado.
Perto de completar 10 anos de celebração cultural, o Festival Cururu Siriri conta com o patrocínio e apoios dos setores públicos e privados. São parceiros o Governo do Estado, Secretaria de Estado e Cultura, Prefeitura de Cuiabá, Secretaria Municipal de Cultura, O Boticário, SEBRAE, Oi e Oi Futuro e Pontão de Cultura Viola de Cocho.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“Fé e Alegria” marcam o lançamento do 9º Festival de Cururu e Siriri


Ariane Laura
Assessoria

“Fé e alegria vai no coração. Viva Mato Grosso, a nossa tradição”. Em ritmo de festa, a apresentação e o coro formado por representantes de vários grupos da cultura popular mato-grossense abrilhantaram a abertura do 9º Festival de Cururu e Siriri, que aconteceu na noite da quarta-feira (1º.09), no Cine Teatro Cuiabá.

Presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri há quatro anos consecutivos, Domingas da Silva, ressaltou a importância do evento. “Este momento é maravilhoso, quero agradecer de coração como presidente da Federação. Este é o primeiro ano que a Federação coloca a mão na massa mesmo, que está organizando o Festival”, destacou sem esquecer de agradecer as instituições que estão apoiando o evento.

Participaram também da cerimônia de abertura o secretário municipal de Cultura, Sergio Cintra, o secretário estadual de Cultura, Oscemário Daltro, o vereador Francisco Vuolo, a esposa do governador Silval Barbosa, Rosely Barbosa, o representante da empresa Oi, Guilherme Alves e o pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Carvalho.

Conforme o secretário municipal de Cultura, Sergio Cintra, esse é o maior evento da Cultura Popular do Estado. “Nós temos uma cultura muito rica e é muito bem simbolizada por este Festival”. De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, a SEC recebeu orientação do Governo para estimular as ações que visam à valorização da cultural regional. “Entendemos que a cultura contribui para a construção da identidade de um povo”, disse.

Com sorriso estampado no rosto, o colorido das roupas e muita emoção, representantes de 25 grupos de todo o Estado apresentaram uma coreografia que contagiou o público presente. Outro momento emocionante durante a cerimônia de abertura do Festival, foi a participação do mestre cururueiro Chico Sales, do grupo Viola-de-Cocho, que apresentou o hino nacional tocado na tradicional viola-de-cocho, arrancando aplausos da platéia.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pontão de Cultura Viola de Cocho em Nova Mutum

O Pontão de Cultura Viola de Cocho inicia a partir de amanhã (28/08/2010) as oficinas de fabricação e musicalidade em Viola de Cocho no município de Nova Mutum localizado no Médio Norte do estado.

Fruto do convênio nº 702690/2008 “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho“, com o Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT), Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Cultura e Prefeituras Municipais, o projeto “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho” vem sendo divulgado objetivando a fomentação da economia, cultura e desenvolvimento humano aplicando atividades que agregam valores à sociedade.

Entre os dias 28 e 29 de Agosto (sábado e domingo) estará acontecendo naquele município, o “1º Seminário e Mostra Cururu Siriri de Nova Mutum” primeiro realizado no Médio Norte do Estado, marcando a importância da cultura no desenvolvimento da economia, da sociedade e do Estado, aonde o Pontão realizará a abertura oficial dos cursos na presença da Federação Mato-grossense de Cururu Siriri, Associação dos Cururueiros de Cuiabá, gestores culturais municipais convidados para o evento e do ILMO. Secretário de Estado de Cultura, o Sr. Oscemário Forte Daltro

Nova Mutum é o 15º município a ser contemplado pelo projeto de salvaguarda da Viola de Cocho.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

28/08/2010

11h às 12h: check-in - Hotel “Seu Lar” (3308-2009), Perimetral das Samambaias, 3592W, Industrial Sul.

12h: Almoço (Caminhos do Saber)

13h: Cadastramento (Cine-Teatro Municipal Ipê Roxo – Avenida dos Beija-Flores, 611N – Centro)

14h: Cerimônia de abertura.

14h30: Palestra – Cururu e Siriri (diferenças e histórico)

Território Cururu Siriri

Viola de Cocho, Mocho, Ganzá, Figuras Lendárias, Temática/Enredo, etc.

19h30: Mostra Cururu Siriri – Escola Municipal Caminhos do Saber

· Abertura: CTG Porteira da Amazônia

· Grupo de Cururu de Cuiabá

· Grupos de Siriri: Pixé de Nova Mutum, Quilombola de Mata Cavalo (Livramento), Tradição Pantaneira de Barão de Melgaço.

23h: Jantar (Caminhos do Saber)

29/08/2010

8h: Projeção de filme – “Apresentação do Grupo Pixé, de Nova Mutum, no 8º Festival Mato-grossense de Cururu Siriri – 2009 - Cuiabá”.

9h40: Conclusão dos trabalhos Propostos e redação final da “Carta Magna às Instituições e órgãos Públicos que compõem o Território Cururu Siriri”.

11h30: check – out (Hotel “Seu Lar”)

12h30: Almoço de Confraternização (Caminhos do Saber).

Fonte : Prefeitura Municipal de Nova Mutum

ESTADO DE MATO GROSSO

Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Dep. de Cultura

Reunião Tecnica sobre Diversidade Cultural

O Ministério da Cultura preside a Secretaria Pró-têmpore do Mercosul Cultural até dezembro de 2010, e ficou responsável pela realização da 1ª reunião técnica sobre diversidade cultural, com representantes dos 10 países da América do Sul membros do Mercosul Cultural.

Esta reunião será realizada pela Secretaria da Identidade de Diversidade Cultural, juntamente com o Encontro da Diversidade – Independência da Cultura. O evento acontecerá no Rio de Janeiro, de 03 a 07 de setembro de 2010, com a participação de 1.500 convidados(as).

Seguem informações detalhadas sobre o evento.

1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre Diversidade Cultural 3 de setembro de 2010

Encontro da Diversidade – Independência da Cultura

4 a 7 de setembro de 2010

  1. O QUE É?

- Uma Reunião Técnica de representantes dos 10 países do Mercosul sobre a Diversidade Cultural.

- Um encontro com cerca de 1.500 representantes de grupos e segmentos da diversidade cultural brasileira, para discutir e celebrar as identidades, a convivência harmônica com as diferenças, e o exercício da cidadania, por meio de rodas de convivência.

  1. ONDE VAI SER REALIZADO?

Na região da Lapa, Rio de Janeiro: Fundição Progresso e teatro de arena próximo aos Arcos da Lapa.

  1. QUANDO?

- Reunião Técnica do Mercosul Cultural: dia 03 de setembro, sexta-feira.

- Abertura do Encontro da Diversidade: dia 04 de setembro, sábado.

Mesas e Rodas de Convivência no domingo e na segunda-feira, dias 05 e 06.

Encerramento no dia 07 de setembro, terça-feira (feriado), com um cortejo da

diversidade.

  1. QUEM ESTÁ PROMOVENDO?

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Empreender e a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

  1. QUEM VAI PARTICIPAR?

Grupos e redes de produtores culturais responsáveis pelas manifestações características da diversidade cultural brasileira:

- mestres e brincantes das Culturas Populares,

- representantes de Comunidades e Povos Tradicionais (Indígenas, Ciganos e

Povos Tradicionais de Terreiro);

- representantes de grupos etários e pesquisadores sobre o tema (infância,

juventude e idosos); e

- representantes de movimentos sociais (pessoas com deficiência, luta

antimanicomial e trabalhadores).

- representantes dos movimentos sociais de gênero (mulheres e LGBT).

  1. QUAIS OS OBJETIVOS DO ENCONTRO?

- Oferecer aos participantes momentos de reflexão e de vivência sobre a diversidade cultural de nossa sociedade;

- Propiciar, aos participantes, uma oportunidade de conscientização sobre a

igual dignidade de todas as culturas,

- Propor uma reflexão sobre a necessidade de mudar valores, atitudes e

comportamentos contrários às diferenças culturais;

- Realizar a Reunião do Grupo Técnico sobre Diversidade Cultural do

Mercosul.

  1. COMO SERÃO CUSTEADAS AS DESPESAS DOS PARTICIPANTES?

A Organização do evento arcará com todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação dos convidados.

  1. QUAIS OS TEMAS DAS MESAS DO ENCONTRO?

1ª Mesa: Diversidade Cultural e Políticas Públicas de Cultura do Mercosul

Cultural – melhores práticas

2ª Mesa: Diversidade Cultural e Educação

3ª Mesa: Diversidade Cultural e Direitos Humanos

  1. QUAIS OS TEMAS DAS 12 RODAS DE CONVIVÊNCIA?

Os 12 temas serão divididos em dois blocos de 6 temas para cada dia, e cada participante deverá se inscrever em dois temas, um de cada dia.

1º dia:

1. Preconceito e Cultura da Paz

2. Espiritualidade e Diversidade Religiosa

3. Educação para a Diversidade

4. Economia da Diversidade Cultural

5. Diversidade Cultural e Saúde

6. Tradição e Memória

2º dia:

7. Diversidade Cultural e Meios de Comunicação

8. Diversidade Cultural e Meio Ambiente

9. Mulheres e Diversidade Cultural

10. Transmissão de saberes

11. Manutenção da diversidade Cultural

12. Misturando Tudo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Oficina de Fabricação em Jangada-MT




Mestre Manoel- Artesão da Viola de Cocho e ministrante da oficina de fabricação

O Pontão de Cultura Viola de Cocho esteve visitando a Comunidade Vaquejador na zona rural do município de Jangada para fazer acompanhamento das filmagens da SECOM/MT sobre o processo de fabricação de Viola de Cocho.



O mestre Manoel de Acorizal que está ministrando a oficina que está acontecendo na Escola Severiano Vieira da Silva na Comunidade Vaquejador, ação do Pontão de Cultura Viola de Cocho- projeto que visa salvaguardar a Viola de Cocho, bem imaterial nacional tombado no ano de 2008 pelo IPHAN.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Festival Cururu Siriri


Segundo Pólo a receber os grupos para a etapa classificatória dos Grupos de Cururu e Siriri que participarão do IX FESTIVAL CURURU SIRIRI no dia 23 a 26 de Setembro de 2010 em Cuiabá, Tangará da Serra será o palco de avaliação recebendo na noite de sexta-feira (17.07) a “Caravana Território Cururu Siriri”.
Para a noite será também reservada uma apresentação de Cururueiros que mostrarão suas habilidades sem disputa. Estarão ali reunidos para mostrar à sociedade presente o encanto da roda masculina que entoa canções e saberes.
Os grupos a se apresentarem além do grupo “Os Pássaros de Tangará”, da cidade Pólo sede, serão os das cidades concorrentes de Diamantino (As Andorinhas), Nobres (Grupo Esperança), Nova Mutum (Grupo Pixé) e Jangada (Grupo Siriri de Jangada) estarão na disputa pela vaga.
A Caravana “Território Cururu Siriri” é a prévia do IX FESTIVAL CURURU SIRIRI que acontece todos os anos desde 2001 em Cuiabá, tornando-se o primeiro grande evento cultural do Estado de Mato Grosso com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso,Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, Prefeitura de Cuiabá, Pontão de Cultura Viola de Cocho.
O Que: Caravana Território Cururu Siriri
Quando: 17 de Julho de 2010
Local: Escola José Nodari – Centro, Tangará da Serra
Horário: 19:30 horas
ENTRADA FRANCA

sábado, 26 de junho de 2010

Encerramento da Oficina de fabricação em Rosário Oeste

Aluno respondendo ao questionário de avaliação da oficina de fabricação de Viola de Cocho

Vista do palco- população presente no evento.

Momento da entrega da Viola ao Secretário Oscemário Daltrol

Prefeito de Rosário e Oscemário Daltro

Francisco Vuolo que apóia o movimento cultural "Cururu e Siriri" e o Prefeito de Rosário Oeste
O Secretario de Cultura do Estado, Oscemário Daltro, representando o Governador Silval Barbosa e a Equipe do "Pontão de Cultura Viola de Cocho" estiveram ontem, 25 de Junho de 2010, na cidade de Rosário Oeste para parabenizar a cidade pelos seus 149 anos e realizar a entrega das violas de Cocho aos alunos que participaram da oficina de fabricação.

Os mestres cururueiros Damião de Almeida e Alírio Vitalino entregaram uma viola ao Secretário Oscemário para ficar em exposição na galeria de artes da Secretaria de Cultura, em Cuiabá, juntamente com as violas de outros municipios que também ofereceram o curso de fabricação.

Na ocasião, estiveram presentes diversos políticos municipais, estaduais e federais que foram parabenizar a cidade.

Autoridades representativas do Estado no palco para parabenizar a cidade de Rosário Oeste pelo seu 149º aniversário

Alunos em frente à prefeitura juntamente com autoridades locale estadual.

DayaneMaria, primeira mulher a confeccionar Viola de Cocho em Rosário Oeste-MT.

domingo, 20 de junho de 2010

Encerramento Oficinas em N.S Livramento




Fruto do convênio nº 702690/2008 “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho“, com o Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT), Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Cultura e Prefeituras Municipais, o projeto “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho”, vem sendo divulgado objetivando a fomentação da economia, cultura e desenvolvimento humano aplicando atividades que agregam valores à sociedade.
No dia 13 de Junhoi de 2010 na cidade de Nossa Senhora do Livramento-MT, foi dado o encerramento das oficinas de fabricação e musicalidade.
A presença dos cururueirosv João Batista de Oliveira e José Marcelino de Oliveira e "Seo" Donato, que foram os ministrantes das oficinas, foi de grande importancia para a valorização da cultura popular matogrossense.
Eduardo, Coordenador de Cultura do município, exaltou de alegria de saber que, mesmo humildemente e trabalhoso, conseguiu-se finalizar esta etapa.
A cidade afim de manter as oficinas, prometeu que fará constantemente reunião entre os alunos e os mestres cururueiros para tentar revitalizar. O município irá dar continuidade às atividades das oficinas.
Em nome da Secretaria de Cultura e do Secretário Oscemário Daltro, a Coordenadora Técnica do Pontão Viola de Cocho desculpou-se das falhas mesmo elas sendo as responsáveis no melhoramento das atividades, futuramente, - pouca visitação ao município- mas mesmo a ausência, o Pontão Viola de Cocho estava sabendo do que acontecia na cidade pela parceria com a Prefeitura Municipal que repassava as informações ao Pontão Viola de Cocho.