Alunos da oficina com a equipe do Pontão Viola de Cocho na ASFLOVAG.
O encerramento das oficinas de fabricação e musicalização em Viola de Cocho, ministradas por Alexandre Oliveira e Simão Gonçalo na ASFLOVAG (Associação Folclórica Varzeagrandensse) do dia 12/04/2010 a 28/05/2010 contou com a presença dos fiscais do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Mirins que participaram das oficinas- Cultura para ser salvaguarda.
As oficinas fazem parte do calendário do projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Nacional- Viola de Cocho - projeto esse que é para proteger e divulgar a Viola de Cocho e suas manifestações culturais- o Cururu e o Siriri.
A convite do Pontão, a fiscal Márcia expressou a vitória desta luta e da parceria con o IPHAN para dar continuidade na divulgação e proteção do patrimônio Viola de Cocho. O IPHAN estará "grudado" realizando o trabalho de fiscalização das ações de salvaguarda da Viola de Cocho.
O aluno de fabricação Paulo César, estudante de música e representante daquele grupo de oficineiros agradeceu ao mestre Alexandre Oliveira pelo seu empenho e paciência na transmissão de seus conhecimentos, ressaltando a importância para a sociedade o quão trabalhoso e satisfatório fabricar uma Viola e manter viva a maior expressão cultura do Mato grosso.
Por último, a convidada de honra do Pontão Viola de Cocho, Dona Jacinta, coordenadora do grupo de dança de Siriri, Passo Miudinho, afirmou que as oficinas são responsáveis em crescer, desenvolver e valorizar a nossa cultura, principalmente o Cururu onde há maior concentração de pessoas maduras- Os mestres mais maduros vão desaparecendo e agora se tem a oportunidade de passar os ensinamentos para os "mais verdes" preservando a nossa cultura.
0 comentários:
Postar um comentário